30/06/2012

Agradecimento

A Equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira Agradece publicamente a todos os que contribuíram para a organização e realização do VIII Encontro de Centros Novas Oportunidades do Algarve, “A Missão dos CNO’s e a Aprendizagem ao Longo da Vida”, assim como a todos os convidados e participantes.


VIII Encontro de Centros Novas Oportunidades do Algarve
Teve lugar na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira, no dia 14 de junho de 2012, o VIII Encontro de Centros Novas Oportunidades do Algarve, subordinado ao tema “A Missão dos Centros Novas Oportunidades e a Aprendizagem ao Longo da Vida”.
Na sequência da sessão de abertura, que contou com a presença do Diretor daquela Escola e, simultaneamente, Diretor do Centro Novas Oportunidades (CNO) do mesmo estabelecimento de ensino e da Chefe da Divisão de Qualificação para Jovens e Adultos em representação da Direcção Regional de Educação do Algarve, foi apresentado o 1.º painel “Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) na Era da Globalização: do que necessitamos? pelo Mestre João Martins, professor assistente da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, que mostrou a visão sociológica do problema associada à “Era da Incerteza” em que vivemos, sem deixar de efetuar uma retrospetiva sobre a educação e formação de adultos em Portugal e uma breve análise à Iniciativa Novas Oportunidades:
Considerando a globalização como um fenómeno polissémico, complexo e multidimensional a incerteza torna-se uma certeza. Apesar da existência de diferentes definições para a ALV a necessidade de seres pensantes, e não seres acomodados e conformistas, é urgente. Neste contexto foi citado Boaventura Sousa Santos, destacado sociólogo português, “Temos formado conformistas incompetentes e precisamos de rebeldes competentes”. Tem-se assistido a fortes descontinuidades nas políticas públicas de educação e formação de adultos e a dificuldades na sua implementação, atendendo à distância verificada entre as políticas decretadas e as concretizadas, correndo-se o sério risco de não se atingir resultados a médio/longo prazo pela ausência da devida continuidade nas políticas de educação e formação de adultos. “Os sistemas de educação/ formação sofrem hoje de uma enorme ambivalência e paradoxo. “Mais e melhor educação é fundamental para a melhoria dos destinos sociais dos indivíduos mas, por si só, ela não garante que isso aconteça.”
O 2.º painel “As aprendizagens experienciais: que futuro, que alternativas?" foi defendido pela Dr.ª Dulce Prates, docente do ensino básico e secundário e avaliadora externa dos Centros Novas Oportunidades que enalteceu a função por ela desempenhada nos últimos anos e valorizou, na sua generalidade, os adultos que têm desenvolvido processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e os admiráveis portefólios reflexivos de aprendizagem que lhe têm passado pelas mãos, reflexo de experiências de vida ricas, de aquisição de muitos saberes e competências e, principalmente, de uma certa presunção em exibi-las junto de quem percebe o porquê do afastamento escolar na altura devida.
Na parte da tarde do evento surgiram as respostas às questões levantadas no período da manhã, intitulando-se o 1.º painel “O impacto das aprendizagens ao longo da vida nas organizações” pela Dr.ª Otília Almeida, representante da Confederação dos Empresários do Algarve (CEAL). A valorização do conhecimento e das pessoas é o caminho para o sucesso das organizações, esse é o fator crítico de sucesso. É fundamental aprender ao longo da vida. A perspetiva da aprendizagem para a vida foi anulada. Torna-se essencial a formação para a realização dos seres humanos e, como tal, deve ser uma preocupação de todos.
De seguida assistiu-se à apresentação de vários testemunhos que constituem trajetórias de vida depois do RVCC, contadas na primeira pessoa por adultas orgulhosas pelas vitórias obtidas, as suas qualificações, e pela elevação da respetiva autoestima, recomendando percursos semelhantes a quem se encontra com défices de formação e /ou sem emprego.
A coordenadora do CNO acolhedor, Dr.ª Fernanda Cruz, finalizou o encontro, enfatizando a importância da missão dos CNO, mostrando a grande preocupação pelo futuro da educação e formação de adultos e, particularmente, dos CNO, opinião partilhada pelos restantes elementos participantes face à impotência para responder a milhares de adultos que legitimamente procuram uma qualificação que lhes garanta a continuidade ou a entrada no mercado de trabalho, cada vez mais concorrido e, simultaneamente, escasso.
A mascote dos CNO do Algarve “O Cnoíto” fez questão de estar presente no Centro para celebrar o seu 1.º aniversário e foi entregue a uma nova ama: o CNO da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão, o próximo CNO a promover o encontro anual de 2013.


 


 



“A Missão dos CNOs e a Aprendizagem ao Longo da Vida”

CONCLUSÕES

«Tornar o nível geral de competências dos cidadãos mais elevado significa aumentar as suas oportunidades profissionais e contribuir para a luta contra a pobreza e a exclusão social. Com este propósito, através de uma comunicação que analisa o tema da educação e formação de adultos, a Comissão incentiva os Estados-Membros a multiplicarem e consolidaram as oportunidades de aprendizagem para os adultos, tornando-as, além disso, acessíveis a todos os cidadãos.»

http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/lifelong_learning/c11097_pt.htm

Os Centros Novas Oportunidades foram criados para dar resposta ao desafio da qualificação de adultos, maiores de 18 anos, com baixo nível de escolaridade. Esta nova oportunidade de formação/qualificação, a nível dos ensinos básico e/ou secundário, vai ao encontro das necessidades de cada um, seja valorizando e certificando as competências adquiridas pelos adultos nos mais variados contextos, seja encaminhando-os para diferentes tipos de formação e/ou conclusão do ensino secundário (decreto lei nº 357/2007).

Atendendo à situação crítica que o país atravessa e tendo bem presente a percentagem de Portugueses que não concluíram nem o ensino secundário nem tão pouco o ensino básico, damo-nos conta de que se torna imperioso dotar estes adultos de ferramentas e meios necessários para que possam (re)encontrar um emprego (mínimo exigido: 9º ano)  e/ou estabelecerem-se por iniciativa própria.

Todos os indicadores também apontam os níveis baixíssimos de formação/qualificação para a população algarvia o que é facilmente comprovado pelo número de adultos inscritos nos nossos CNO e que se encontram em processo de reconhecimento, certificação e validação de competências e/ou são encaminhados para esse processo ou para outras ofertas formativas.

Na nossa Rede de Centros Novas Oportunidades encontram-se, nas diversas fases do processo, mais de 5000 adultos e, adicionalmente, cerca de 2000 encaminhados para outras ofertas formativas.

Diariamente, somos confrontados com adultos que manifestam a sua preocupação pelo encerramento dos Centros, porque necessitam de mais formação e/ou de obter um certificado de qualificação para se poderem candidatar a qualquer tipo de emprego já que, por norma, o que se exige oscila entre o 9º e o 12º ano, seja a nível nacional, seja internacional.



EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS: QUE FUTURO?

A Rede de Centros Novas Oportunidades do Algarve, no seu VIII Encontro Regional, anual, que decorreu em Tavira no dia 14.06.2012, colocou as seguintes questões:

- Como pretende a tutela dar resposta aos adultos que acorrem diariamente aos Centros?

- “Revisão do Processo RVCC”: Quando e em que moldes? 

- Qual será, de facto, o papel dos Centros e a sua operacionalização?

- Que formação para adultos:

 Cursos EFA Escolar?

 Dupla Certificação?

 Formação Modular?

 Ensino Recorrente?

Relativamente às organizações e aos recursos humanos afetos aos Centros, com anos de experiência e grande investimento na formação e com competências consolidadas na área de educação e formação de adultos qual será o seu futuro próximo em matéria de educação e formação de adultos?."

- Como conciliar atempadamente a organização / distribuição de serviço nas escolas públicas, tendo em vista a reestruturação que está ser feita e que é de todos desconhecida?

Em Julho já será demasiado tarde para tomar estas decisões.

Os Centros mostram-se, pois, extremamente apreensivos e preocupados pela demora na apresentação das decisões sobre o futuro, pelo que se solicita uma resposta urgente por parte da tutela.


REDE DE CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES DO ALGARVE
CNO - Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
CNO - Escola Secundária de Albufeira·- Albufeira
CNO - Escola Secundária de Loulé - Loulé           
CNO - Escola Secundária Dr. Francisco F. Lopes – Olhão
CNO - Escola Secundária Júlio Dantas – Lagos
CNO - Escola Secundária Poeta António Aleixo – Portimão
CNO - IN LOCO – São Brás de Alportel
CNO - Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste – Bensafrim
CNO -ASMAL – Loulé
CNO - Escola Secundária de Silves - Silves

16/06/2012


Participaram no VIII Encontro de Centros Novas Oportunidades do Algarve, os 10 Centros que atualmente se encontram em funcionamento, a Direção Regional de Educação do Algarve, parceiros, adultos certificados e convidados que apresentaram comunicações no âmbito do tema do encontro, “A Missão dos CNO’s e a Aprendizagem ao longo da Vida”.

 


Os participantes no VIII Encontro de Centros Novas Oportunidades do Algarve, manifestaram a sua preocupação pela demora na apresentação das decisões/orientações sobre o futuro da Educação e Formação de Adultos, pela tutela.
















 

09/06/2012

Centro Novas Oportunidades 
 Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira

Para completar a sua escolaridade, consolidar e desenvolver saberes e competências

Inscreva-se no nosso Centro

Horário de atendimento -  14:00h às 20:00h
12 de junho de 2012 - 19:00h Sessão de Júri de Certificação
Auditório da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira