Testemunhos


Iniciei o meu percurso no Programa das Novas Oportunidades, no Centro Novas Oportunidades de Tavira, no segundo semestre de 2009 tendo em vista a obtenção do 9º ano de escolaridade.
Face a circunstâncias da minha vida, não tive possibilidade de prosseguir os meus estudos e tive de abandonar precocemente a escola, quando pretendia prosseguir os meus estudos, pelo que este programa permitiu-me cumprir um dos meus objectivos pessoais.
Esta iniciativa revelou-se fundamental para o reconhecimento de competências que possuía, mas que não me eram reconhecidas, para além de ter permitido a minha progressão profissional. Também possibilitou  candidatar-me a mais ofertas de trabalho e a concursos públicos.
Posso dizer que foi graças ao Programa Novas Oportunidades e à certificação do 9º ano que obtive, que aumentei a minha empregabilidade, tendo desenvolvido funções na Escola Secundária de Tavira, na Pousada da Juventude de Tavira, para além de ter sido recenseadora do INE no último recenseamento da População e da Habitação.
Concluído o 9º ano achei que não deveria ficar por ali e inscrevi-me, em Junho de 2010, num novo ciclo do programa com o intuito de obter a certificação do 12º ano. Durante todo o ano de 2011 foram-me propostos inúmeros trabalhos, a maioria dos quais sobre temas da atualidade, os quais realizei com empenho e motivação. Em Dezembro último, tive a minha sessão de júri, na qual apresentei o meu portefólio, o meu trabalho final e concretizei uma importante meta pessoal a qual constituirá uma mais-valia no meu percurso pessoal e profissional.

Ângela Isabel Trindade Lopes Teixeira



AGARRAR A OPORTUNIDADE



Através deste pequeno texto, pretendo de uma forma sucinta, deixar o meu testemunho acerca do processo RVCC, ao nível do 12.º ano de escolaridade, o qual concluí no dia 22 de Julho de 2010.
Quando me inscrevi no CNO de Tavira, não tinha ideia acerca da forma como poderia concluir o 12.º ano através deste método, uma vez que o meu conhecimento em relação ao processo era praticamente nulo.
Após reunião inicial com os formadores, juntamente com outros candidatos, foi-nos explicado o modo de funcionamento do processo em si, que consiste essencialmente em evidenciarmos quais as competências que adquirimos ao longo das nossas vidas, demonstração essa que se efectua mediante a realização de trabalhos sobre temas relacionados connosco em particular.
O início do processo desenvolve-se com a apresentação aos formadores da Autobiografia, bem como do Curriculum Vitae, para que dessa forma possamos ser orientados relativamente aos trabalhos que iremos elaborar, ou seja, os profissionais do Centro efectuam uma avaliação à História de Vida e Curriculum Vitae de cada candidato, e individualmente orientam os formandos sobre que documentos os mesmos terão que efectuar, relacionados com as vivências pessoais de cada um.
Mediante a experiência profissional do candidato, bem como das competências adquiridas ao longo da sua vida e Cursos de formação, poderão ter que ser elaborados mais ou menos trabalhos.
No meu caso em particular fiz 14 trabalhos, que me permitiram concluir o 12.º ano de escolaridade no período de 1 ano aproximadamente.
Após elaborados estes documentos vi validadas as minhas competências nas três áreas respectivas e foi-me proposto que preparasse o meu portefólio, que consiste essencialmente em organizar todos os trabalhos efectuados numa pasta de arquivo, para que o avaliador externo o consulte e dê a sua aprovação final.
Por último, de todos os temas elaborados, elegi um para realizar uma pequena apresentação final em PowerPoint, que se realiza no auditório da Escola, onde se encontram presentes os formadores do Centro, o avaliador externo, outros formandos que também apresentam os seus temas de vida, e uma pequena plateia composta essencialmente por familiares e amigos dos finalistas.
Finalizada a apresentação, existe uma pequena confraternização entre os presentes, e o próximo passo, consiste unicamente numa deslocação à Escola, para receber o diploma.
Para além do que já relatei, posso referir que os profissionais do Centro são pessoas extremamente dedicadas aos formandos, e que sem dúvida vos irão apoiar e encaminhar na melhor direcção possível.
Todos nós temos a nossa actividade profissional, vida familiar, social, e outros compromissos, e como tal, dispomos de pouco tempo, no entanto, julgo que com algum empenhamento e dedicação, irão certamente concluir o processo com êxito.
Por último, quero lembrar que o processo RVCC tem data limite para terminar, por orientações políticas, pelo que poderão não voltar a usufruir de uma oportunidade desta natureza para poderem concluir o 12.º ano. Pelo atrás referido, apelo no sentido de terem força de vontade, disporem de algum tempo em detrimento de outras actividades mais agradáveis e certamente irão ter sucesso, alcançar os vossos objectivos em pleno, e atingir a realização pessoal e profissional.
Em suma, parar é morrer… Não deixem fugir esta oportunidade única e agarrem-na da melhor forma possível.





O MEU TESTEMUNHO DO PROCESSO RVCC

Com o processo de RVCC sinto que enriqueci imenso o meu grau de conhecimentos, específicos e gerais.
O que aprendi trouxe-me um maior à vontade nos meus contactos pessoais e profissionais.
Ao iniciar o Processo RVCC, sabia que não seria uma tarefa fácil, houve momentos em que vacilei, pois foram muitas as horas que tive de despender para a conclusão de todos os temas propostos.
Apesar da carga horária em termos profissionais, e familiar, não perdi a oportunidade de participar por algumas horas no aperfeiçoamento da formação da Língua Estrangeira, e no Português com as formadoras Margarida Beato e a Lúcia Faleiro. Eu quero agradecer pelo estímulo e incentivo que me deram nos momentos menos bons. Agradecimento ao que torno extensivo também a todos os outros profissionais do RVCC.
A profissional e os formadores de “RVCC” transmitiram – me confiança e quando surgiam dúvidas, elas sempre foram esclarecidas atenciosamente para que se dissipassem.
Os vários temas tratados, especialmente os que fizeram referência à minha vida, obrigaram-me a uma reflexão, dando importância a lembranças que por vezes ficam guardadas na nossa memória. Foram meses de intenso trabalho, esforço e muita dedicação.
No entanto vejo que consegui superar todos os obstáculos que foram surgindo ao longo da elaboração do portefólio e reconheço que esta reflexão mais aprofundada dos temas é uma forma de aprender.
Para mim, todo este percurso foi muito significativo e permitiu – me ver reconhecidas validades e certificadas competências de equivalência ao 12º de escolaridade. E significa que estou mais apta como trabalhadora, porque estou mais qualificada para desempenhar as actividades que me forem atribuídas.
Rosa Maria Pereira Guerreiro Cristóvão

O MEU TESTEMUNHO

O meu nome é Laura Cartó, sou casada, tenho dois filhos, três netos e 53 anos de idade.
Resido em Tavira, depois de ter vivido 11 anos em Moçambique, a partir dos oito anos, onde estudei trabalhei e casei.
Profissionalmente, fiz um pouco de tudo: dactilógrafa numa companhia de Seguros em Moçambique, e costureira, empregada de limpeza e Empresária em nome Individual de um Minimercado e mais tarde de um Snack-bar em Tavira, que é presentemente a minha ocupação profissional.
No meu percurso escolar, além do nono ano efectuado em Moçambique, também tenho duas formações; Word, Internet e Excel, e presentemente acabei o processo RVCC, que me DEU equivalência ao 12.ºano.
Este foi um sonho adiado, pois não o efectuei na devida altura, por motivos políticos. Entretanto com o passar dos anos e com os meus filhos por educar, NÃO TIVE POSSIBILIDADES. Agora COM as Novas Oportunidades, aproveitei, pois mais vale tarde que nunca, apesar de achar que não me irá influenciar a nível profissional.
Mas nunca é tarde, e não irei desistir dos meus sonhos. Até aqui, tenho corrido atrás deles e vou continuar, pois apesar da idade, TEMOS que pensar SEMPRE positivamente.
Se me perguntarem se poderia passar sem o 12ºano, diria que sim, mas não ERA a mesma coisa: sou outra pessoa, quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Estou mais rica, tenho mais conhecimentos, conheci outras pessoas, com quem convivi, e foi uma experiência espectacular, pois não poderia ter melhor apoio e ser tão bem acolhida, quer pelos profissionais, como pelos formadores.

A TODOS O MEU MUITO OBRIGADO!



O TESTEMUNHO SOBRE O MEU RVCC!
O RVCC, veio de encontro, à concretização de um velho sonho, ou seja, um sonho de “Menina”O sonho de estudar, de saber mais. Como já frisei na minha conclusão e no meu balanço final, para mim o RVCC foi positivo, foram gastas algumas horas do meu tempo de lazer, mas, não me arrependo, nem um só segundo.
Eu acabei de viver um grande sonho e conheci o mundo de outros saberes, o mundo de aprendizagem do RVCC. (Das novas oportunidades). “É vivendo os sonhos que conhecemos o Mundo”! (Autor Desconhecido)
Dos profissionais só tenho a dizer bem, ao longo de todo o processo, foram sempre muito zelosos empreendedores, encorajadores e muito competentes, algumas vezes faltei sem avisar, mas a minha profissional “Teresa Correia”, telefonava-me logo! Para me fazer lembrar do meu dever. Este é o meu simples, e respeitoso, testemunho sobre a realização do meu RVCC na Escola Secundária de TAVIRA. Aqui estão alguns dos profissionais, desculpem-me os que faltam, a todo a equipa parabéns e obrigado, por me terem guiado no caminho.
Hoje é um dia muito feliz, vou receber o certificado do meu 12º. (29-04-2010)
“UM SONHO REALIZADO” (Portefólio)
Assim se chama o meu sonho de menina.

Manuela Pereira.