ANQEP,I.P.
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino
Profissional, I.P. (ANQEP,I.P.) é um instituto público integrado na
administração indireta do Estado, sob a tutela dos Ministérios da Economia
e do Emprego e da Educação e Ciência, em articulação com o Ministério da
Solidariedade Social, com autonomia administrativa, financeira e pedagógica no
prosseguimento das suas atribuições.
O que são
Os Centros Novas Oportunidades são unidades/serviços promovidos por entidades formadoras com um conjunto de valências diversificadas no âmbito da resposta às necessidades de qualificação da população adulta. Compete aos Centros Novas Oportunidades definir o encaminhamento do candidato para ofertas de educação-formação ou para o reconhecimento, validação e certificação de competências escolares e/ou profissionais. Os Centros Novas Oportunidades constituem-se, assim, como a “porta de entrada” dos adultos para novas qualificações.
Os Centros Novas Oportunidades são unidades/serviços promovidos por entidades formadoras com um conjunto de valências diversificadas no âmbito da resposta às necessidades de qualificação da população adulta. Compete aos Centros Novas Oportunidades definir o encaminhamento do candidato para ofertas de educação-formação ou para o reconhecimento, validação e certificação de competências escolares e/ou profissionais. Os Centros Novas Oportunidades constituem-se, assim, como a “porta de entrada” dos adultos para novas qualificações.
O que é o processo de RVCC
O processo de RVCC visa reconhecer, validar e certificar os saberes e as competências resultantes da experiência que se adquiriu em diferentes contextos ao longo da vida.
O processo de RVCC desenvolve-se nos Centros Novas Oportunidades, com o apoio de profissionais especializados (equipa técnico-pedagógica) e baseia-se em referenciais integrados no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações:
- o referencial de competências-chave de educação e formação de adultos- Nível Básico;
- o referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos – Nível Secundário
- referencias de RVCC profissional de cada saída constante no Catálogo Nacional de Qualificações
O processo de RVCC visa reconhecer, validar e certificar os saberes e as competências resultantes da experiência que se adquiriu em diferentes contextos ao longo da vida.
O processo de RVCC desenvolve-se nos Centros Novas Oportunidades, com o apoio de profissionais especializados (equipa técnico-pedagógica) e baseia-se em referenciais integrados no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações:
- o referencial de competências-chave de educação e formação de adultos- Nível Básico;
- o referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos – Nível Secundário
- referencias de RVCC profissional de cada saída constante no Catálogo Nacional de Qualificações
O processo está organizado segundo três eixos
fundamentais: o eixo do Reconhecimento, o eixo da Validação e o eixo da
Certificação.
Para quem
O adulto poderá aceder aos processos de RVCC de nível básico (4º, 6º ou 9º ano de escolaridade) se:
- tiver 18 anos ou mais de idade;
- não concluiu o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade.
O adulto poderá aceder aos processos de RVCC de nível básico (4º, 6º ou 9º ano de escolaridade) se:
- tiver 18 anos ou mais de idade;
- não concluiu o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade.
O adulto poderá aceder aos processos de RVCC de nível
secundário (12º ano de escolaridade) se :
- tiver 18 anos ou mais de idade e cumprir o seguinte requisito: para quem tem menos de 23 anos de idade, dispor no mínimo de três anos de experiência profissional devidamente comprovada por organismo competente.
- tiver 18 anos ou mais de idade e cumprir o seguinte requisito: para quem tem menos de 23 anos de idade, dispor no mínimo de três anos de experiência profissional devidamente comprovada por organismo competente.
CURSOS de EDUCAÇÃO e FORMAÇÃO de ADULTOS
Pós- Laboral
Destinatários
Se tem mais de 18 anos e ainda não completou o 9º ano ou o 12º ano, dirija-se ao Centro Novas Oportunidades e estabeleça uma meta para a sua qualificação.
No Centro Novas Oportunidades há uma equipa de profissionais que o ajudará a encontrar o percurso de qualificação mais adequado ao seu perfil, expectativas e interesses.
Qual o objectivo
Estes cursos dão-lhe a possibilidade de adquirir habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.
O que são
Os Cursos EFA organizam-se:
a) numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida;
b) em percursos de formação, definidos a partir de um diagnóstico inicial avaliativo, efectuado pela entidade formadora do Curso EFA, ou de um processo de reconhecimento e validação das competências que o adulto foi adquirindo ao longo da vida, desenvolvido num Centro Novas Oportunidades;
c) em percursos formativos desenvolvidos de forma articulada, integrando uma formação de base e uma formação tecnológica ou apenas uma destas;
d) num modelo de formação modular, tendo por base os referencias de formação que integram o Catálogo Nacional de Qualificações;
e) no desenvolvimento de uma formação centrada em processos reflexivos e de aquisição de competências, através de um módulo intitulado “Aprender com autonomia” (nível básico de educação e/ou nível 2 de qualificação profissional) ou de um “Portfólio reflexivo de aprendizagens” (nível secundário e/ou nível 3 de qualificação profissional).