30/06/2012




“A Missão dos CNOs e a Aprendizagem ao Longo da Vida”

CONCLUSÕES

«Tornar o nível geral de competências dos cidadãos mais elevado significa aumentar as suas oportunidades profissionais e contribuir para a luta contra a pobreza e a exclusão social. Com este propósito, através de uma comunicação que analisa o tema da educação e formação de adultos, a Comissão incentiva os Estados-Membros a multiplicarem e consolidaram as oportunidades de aprendizagem para os adultos, tornando-as, além disso, acessíveis a todos os cidadãos.»

http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/lifelong_learning/c11097_pt.htm

Os Centros Novas Oportunidades foram criados para dar resposta ao desafio da qualificação de adultos, maiores de 18 anos, com baixo nível de escolaridade. Esta nova oportunidade de formação/qualificação, a nível dos ensinos básico e/ou secundário, vai ao encontro das necessidades de cada um, seja valorizando e certificando as competências adquiridas pelos adultos nos mais variados contextos, seja encaminhando-os para diferentes tipos de formação e/ou conclusão do ensino secundário (decreto lei nº 357/2007).

Atendendo à situação crítica que o país atravessa e tendo bem presente a percentagem de Portugueses que não concluíram nem o ensino secundário nem tão pouco o ensino básico, damo-nos conta de que se torna imperioso dotar estes adultos de ferramentas e meios necessários para que possam (re)encontrar um emprego (mínimo exigido: 9º ano)  e/ou estabelecerem-se por iniciativa própria.

Todos os indicadores também apontam os níveis baixíssimos de formação/qualificação para a população algarvia o que é facilmente comprovado pelo número de adultos inscritos nos nossos CNO e que se encontram em processo de reconhecimento, certificação e validação de competências e/ou são encaminhados para esse processo ou para outras ofertas formativas.

Na nossa Rede de Centros Novas Oportunidades encontram-se, nas diversas fases do processo, mais de 5000 adultos e, adicionalmente, cerca de 2000 encaminhados para outras ofertas formativas.

Diariamente, somos confrontados com adultos que manifestam a sua preocupação pelo encerramento dos Centros, porque necessitam de mais formação e/ou de obter um certificado de qualificação para se poderem candidatar a qualquer tipo de emprego já que, por norma, o que se exige oscila entre o 9º e o 12º ano, seja a nível nacional, seja internacional.



EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS: QUE FUTURO?

A Rede de Centros Novas Oportunidades do Algarve, no seu VIII Encontro Regional, anual, que decorreu em Tavira no dia 14.06.2012, colocou as seguintes questões:

- Como pretende a tutela dar resposta aos adultos que acorrem diariamente aos Centros?

- “Revisão do Processo RVCC”: Quando e em que moldes? 

- Qual será, de facto, o papel dos Centros e a sua operacionalização?

- Que formação para adultos:

 Cursos EFA Escolar?

 Dupla Certificação?

 Formação Modular?

 Ensino Recorrente?

Relativamente às organizações e aos recursos humanos afetos aos Centros, com anos de experiência e grande investimento na formação e com competências consolidadas na área de educação e formação de adultos qual será o seu futuro próximo em matéria de educação e formação de adultos?."

- Como conciliar atempadamente a organização / distribuição de serviço nas escolas públicas, tendo em vista a reestruturação que está ser feita e que é de todos desconhecida?

Em Julho já será demasiado tarde para tomar estas decisões.

Os Centros mostram-se, pois, extremamente apreensivos e preocupados pela demora na apresentação das decisões sobre o futuro, pelo que se solicita uma resposta urgente por parte da tutela.


REDE DE CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES DO ALGARVE
CNO - Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
CNO - Escola Secundária de Albufeira·- Albufeira
CNO - Escola Secundária de Loulé - Loulé           
CNO - Escola Secundária Dr. Francisco F. Lopes – Olhão
CNO - Escola Secundária Júlio Dantas – Lagos
CNO - Escola Secundária Poeta António Aleixo – Portimão
CNO - IN LOCO – São Brás de Alportel
CNO - Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste – Bensafrim
CNO -ASMAL – Loulé
CNO - Escola Secundária de Silves - Silves

Sem comentários:

Enviar um comentário